Degeneração Macula

A mácula é uma pequena área da retina responsável pela visão de detalhes. O comprometimento da mácula por uma lesão degenerativa, que surge com a idade, constitui-se na chamada degeneração macular. Quando a mácula é lesada, a visão torna-se embaçada e uma mancha escura cobrindo o centro da visão pode ser percebida.

A degeneração macular afeta tanto a visão de longe como a visão de perto, podendo dificultar ou impedir atividades importantes como a leitura. Embora a degeneração macular reduza a visão da parte central do campo visual, ela não afeta a visão lateral ou periférica. A degeneração macular por si só não resulta em cegueira total, pois a visão lateral mantem-se preservada.

A degeneração macular está relacionada ao envelhecimento, sendo chamada de degeneração macular relacionada à idade, ou abreviadamente DMRI. Além do envelhecimento, alguns fatores de risco já foram identificados para o desenvolvimento da DMRI: histórico familiar, fumo, exposição à luz solar (radiação ultravioleta) e obesidade.

Os dois tipos mais comuns de degeneração macular relacionadas à idade são a atrófica e a exsudativa.

a – Degeneração macular atrófica

A degeneração macular atrófica é a forma mais freqüente. É causada pelo envelhecimento e afinamento dos tecidos da mácula. A perda de visão costuma ser gradual.

b – Degeneração macular exsudativa

A degeneração macular exsudativa corresponde a cerca de 10% de todos os casos. Ocorre quando vasos sanguíneos anormais se formam no fundo do olho. Estes novos vasos sanguíneos extravasam fluido ou sangue, turvando a visão central. A perda de visão nestes casos pode ser rápida e severa.

Facebook